Atuações

Ações de
Cidadania

Atuações

Ações de Cidadania

Além de recusar os auxílios e privilégios políticos imorais, ter uma equipe mais enxuta, visando economizar o dinheiro do pagador de impostos, fiscalizar o executivo, propor leis que melhoram a vida do cidadão, promovi uma série de eventos sobre educação política e o funcionamento da ALESP.

Esse projeto foi criado com objetivo de aproximar a população da política e trazer mais conhecimento e vertentes de pensamentos sobre liberalismo e cenário político nacional.

Projetos Desenvolvidos

Imersão no Legislativo

O programa possibilita a universitários do Estado de São Paulo o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Assembleia Legislativa de São Paulo e à forma de atuação  de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania. 

O programa é realizado pelo Gabinete do Deputado Ricardo Mellão (Partido Novo). Durante dois dias, os universitários participarão de visitas técnicas, palestras, debates e simulações de  plenária, desenvolvendo conhecimentos sobre democracia, o papel do Legislativo e habilidades necessárias ao exercício de sua cidadania. 

A programação é focada no protagonismo do estudante, sendo incentivados a sua curiosidade  e o seu interesse por buscar novos conhecimentos. Inclui roda de conversa sobre o papel  institucional da assembleia e o processo legislativo; jornadas de aprendizagem nas diversas  áreas da Assembleia com troca de experiências; visitas aos gabinetes, a comissões e ao  Plenário; simulação do funcionamento das comissões; entre outras atividades que despertarão  o estudante para um novo olhar sobre o Legislativo e sobre sua participação como cidadão.

Ciclo de Palestras Liberais

Realizamos palestras na ALESP sobre as vertentes do Liberalismo nos contextos político, econômico e social, abordando propostas-chave para a liberdade e os diferenciais de cada marco para construção de uma sociedade mais livre.

Países ricos e países pobres"

Começamos o Ciclo de Palestras sobre Liberalismo Econômico com o primeiro  encontro no dia 17 de junho de 2019, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Plenário  José Bonifácio). 

Tivemos a participação do professor Ives Braghittoni, Mestre e Doutor em Direito pela  USP, presidente da CAD, com mais de 20 anos de experiência como docente em  graduação e pós-graduação. Ele ministrará a palestra “Países ricos e países pobres”,  abordando as principais diferenças entre países desenvolvidos e não desenvolvidos, o  porquê desse crescimento e o que poderemos fazer para transformar o Brasil em um  país de primeiro mundo.

Introdução ao Liberalismo Econômico

Nosso 2º encontro do Ciclo de Palestras sobre Liberalismo Econômico aconteceu no  dia 29 de JULHO e falamos sobre elementos essenciais de uma economia liberal, como  ela funciona e os benefícios que ela traz, não somente ao cidadão, mas também para  nossas cidades, estado e país. 

Contamos com o Prof. Alex Catharino, graduado em História na UFRJ e com estudos  em diversas áreas, incluindo Economia e Ciência Política. Ele é membro da Edmund  Burke Society, da T. S. Eliot Society e da Philadelphia Society, entre outras renomadas  instituições de pesquisa. Atualmente é o editor responsável pela LVM Editora, além de  vice-presidente executivo do Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista  (CIEEP) e pesquisador residente do Russell Kirk Center for Cultural Renewal, nos EUA. 

Liberdade Econômica e o Meio Ambiente

O problema das alterações climáticas é normalmente visto como uma dicotomia, com  alguns defendendo a intervenção do governo para resolver a questão, e outros negando a  noção de que isso seja realmente um problema. Os Liberais, de maneira mais prudente,  levam em conta uma terceira abordagem, reconhecendo os efeitos das mudanças  climáticas enquanto defendem que o livre mercado pode resolver o problema. 

Nesse sentido, apresentamos uma palestra com Leandro Narloch e seus estudos sobre o  tema, alertando sobre a necessidade de cientistas e empreendedores, e não alarmistas,  para lidar com problemas ambientais. O evento faz parte do ciclo de palestras liberais, que  tem como objetivo apresentar as vertentes do liberalismo no contexto político, econômico  e social.  

Liberalismo no Brasil

Dessa vez recebemos o professor Hélio Beltrão presidente do Mises Brasil , para falar sobre Liberalismo no Brasil. Hélio Beltrão é graduado em finanças com MBA pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Foi executivo do Banco Garantia, Mídia Investimentos e da Sextante Investimentos. É fundador e especialista do Instituto Millenium e fundador-presidente do Instituto Mises Brasil. Também é membro do conselho de administração do Grupo Ultra, da Le Lis Blanc, da Artesia Investimentos, do conselho consultivo da Ediouro Publicações e da Lab SSJ.

Propostas de Liberdade para o Brasil

Em 30 de Setembro de 2019, recebemos a palestra de Raphael Lima, fundador do "Ideias Radicais" no YouTube, com mais de 577 mil inscritos e 95 milhões de visualizações. Raphael criou uma empresa com o objetivo de explicar o que é liberdade, onde já deu certo e quem fez isso acontecer. Com um jeito prático e direto de falar sobre temas complexos, contribui sempre para a criação de uma sociedade mais livre para todos.

Liberalismo uma visão feminina

Para que a liberdade prevaleça, é preciso termos uma sociedade forte, que, além de acordar cedo e ir à luta todos os dias, participe de discussões de interesse público, formando líderes que assumam o protagonismo da transformação em diversos segmentos da sociedade. Para aflorar esse sentimento, apresentamos uma palestra com mulheres fortes da sociedade atual, que lutam em diferentes frentes, para falar sobre liberalismo econômico, ética, corporativismo e política. O evento faz parte do ciclo de palestras liberais, que tem como objetivo apresentar as vertentes do liberalismo nos contextos político, econômico e social.

Liberdade nos Transportes

Essa foi a vez do autor do livro “Transportar é Preciso”, Adriano Paranaíba, se apresentar no Ciclo de Palestras de Liberdade Econômica, trazendo uma análise setorial e uma contribuição fantástica respondendo de forma prática grandes questões do transporte de bens e pessoas no Brasil. Além de conhecer profundamente a história, as regras de funcionamento e os desafios do nosso sistema de transporte, Adriano Paranaíba aborda o setor sob uma perspectiva crítica formada pelas teorias econômicas e políticas que explicam por que os belos e ambiciosos planos centralizados costumam fracassar. A palestra também aborda um novo e mais promissor ponto de vista sobre as causas da ineficiência de nosso sistema de transportes em seus diversos modos e como poderíamos induzir maior competição e dinamismo ao setor.

Estado vs. Mercado. Como prosperar?

Falamos sobre a Teoria do Intervencionismo. Em uma sociedade em que as ideias socialistas prevalecem, a instituição central do corpo político - o Estado - cresce e prospera, pois, sua ação é legitimada pelos valores essenciais da ideologia predominante. A ação política torna-se um dos principais campos da ação humana. Compensa mais trabalhar para o Estado do que trabalhar para o consumidor. O estado é utilizado para restringir a concorrência nos negócios privados (concorrência entre empresas, profissões e setores) e para obter rendimentos que seriam ilícitos em uma sociedade verdadeiramente livre. Para compreender melhor essa questão à luz da “realidade tupiniquim” trouxemos a Fernanda Mansano, docente especialista em economia e mercado financeiro, e Paulo Gama, analista político da XP investimentos. Foram debatidas as relações do Estado com o mercado, sua interferência, as consequências na economia e os reflexos para as diferentes áreas.